Marketing Job (Adaptação das empresas as mudanças ambientais)
O mundo tem caminhado de uma forma muito rápida, para um novo desenho de sua estrutura econômica e comercial. A mundialização ou globalização, a abertura de vários mercados, provocados pela criação de grandes blocos econômicos continentais, e a emergência de novas tecnologias entre outros, contribuem significativamente para um novo cenário mercadológico, o que faz com que as empresas tenham que se adaptar as empresas tenham que se adaptar às mudanças ambientais por forma a criar e manter os seus consumidores.
1 - AS FORÇAS DE PRESSÃO PARA A MUDANÇA
As empresas mudam através de processos conscientes ou inconscientes dirigidos e assumidos. Se tal é uma verdade indiscutível, não é menos verdade que, para haver mudança, tem de haver uma impulsora que enfrente e supere a inércia da empresa.
Identificar e compreender as forças de pressão para a mudança estratégica e organizacional constitui o primeiro passo importante para se adaptar e gerir o processo.
As forças de pressão para a mudança constituem um sistema de cinco vectores que se interligam e inter influenciam sendo que, é possível em dado período e em dado estágio da empresa, identificar o vector que se torna dominante na pressão para o processo de mudança e que força a reposição de todos os outros e da empresa como um todo.
Estes cinco vectores podem ser agrupados em dois grandes blocos: bloco externo de pressão e bloco interno de pressões.
Diante destes dos blocos e em face à abertura dos mercados, a concorrência empresarial tem se tornado cada vez mais persistente, proporcionando maior importância ao conceito de competitividade. O mundo está se transformando rapidamente, aproximando mais consumidores e mercados. Em razão deste cenário, surgem novas oportunidades e ameaças, tendo em vista as modificações no estilo de vida das pessoas, criando um aumento da complexidade do ambiente mercadológico, deste modo tornando o consumidor cada vez mais