transporte da cidade de joao pessoa
Introdução
1 Transportes Público
Os meios de transportes têm como função principal o deslocamento de pessoas e/ou mercadorias de um lugar para outro. Este deslocamento poderá ser feito por vias terrestres; subdivididos em: RODOVIÁRIOS e FERROVIÀRIOS; por vias MARÍTIMAS; por vias FLUVIAIS (rios); por vias AÉREAS.
O transporte público na cidade de João Pessoa é feito, em grande parte, por linhas de ônibus. É possível ir para qualquer lugar da cidade pagando-se apenas uma passagem. As conexões podem ser feitas através de um Terminal de Integração do Varadouro, aonde o passageiro pode descer no terminal e pegar um novo ônibus sem precisar pagar uma nova passagem e de um Sistema de Integração Temporal.
Existe também uma linha de trem da CBTU, de circulação diária, que cobre a maior parte da Região Metropolitana, com extensão de 30 km. Conta com nove estações de passageiros e interliga as cidades de Cabedelo, João Pessoa, Bayeux e Santa Rita, com o transporte aproximado de 7.500 passageiros em 15 viagens diárias.
A cidade também conta com o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto localizado na cidade limítrofe de Bayeux, dentro da região metropolitana e distante apenas 8 km do centro.
A rodoviária, para transporte intermunicipal, localiza-se no bairro do Varadouro e permite a conexão de ônibus com outras cidades do estado e do Brasil.
1.1 Ferroviário
A Paraíba no passado foi servida por duas ferrovias, que circulavam a “todo vapor”. Nas últimas décadas, grande parte da malha ferroviária foi aos poucos sendo desativadas : Rede Ferroviária do Nordeste que partia de Natal-RN e penetra na Paraíba. Um ramal com destino a Cabedelo, via João Pessoa, e outro ramal para Campina Grande e Patos, chegando até Souza; e a Rede de Viação Cearense parte de fortaleza-CE penetra na Paraíba, chegando a Sousa, onde se liga com o trecho da Rede ferroviária do Nordeste. Atualmente a malha ferroviária paraibana encontra-se