Relatório Circuitos Sequênciais
CURSO DE ENGENHARIA COMPUTAÇÃO
CIRCUITOS SEQUENCIAIS I
Alison dos Santos Possidônio
ETEP FACULDADES, São José dos Campos - SP
E-mail: alison.santo@hotmail.com
Resumo: Este projeto foi desenvolvido com finalidade de servir como avaliação de estudo dirigida da matéria técnica estudada neste trimestre, sendo a disciplina: Circuitos Sequenciais I. O Desafio de projetar um contador síncrono de 59 a 22, com dois CI's 4029, sendo utilizado de material, um display duplo de 7 segmentos dois
CI's 4511, e portas lógicas para definir o range de contagem. Tem como premissa a utilização de conhecimentos adquiridos durante o curso e o uso dos destinados ao estudo dirigido. A restrição no máximo de quatro alunos.
2.1 CLOCK
Para poder contar é preciso gerar mudança de estado lógico na entrada de clock. A mudança na contagem ocorre na mudança de 0 para 1 nessa entrada. Essa mudança pode ser gerada por uma fonte geradora de pulsos. O pino clock é o de número 15.
2.3 MODOS DECIMAIS E BINÁRIOS
I. INTRODUÇÃO
A ideia do projeto surgiu do professor de Circuitos Sequenciais I
Eng. Jonas Carvalho. Cada parte do circuito proposto está relacionada com a matéria apresentada em sala de aula pelo professor, para que o projeto fosse desenvolvido foi necessário o estudo dos contadores síncronos, para que exibisse uma contagem de 59 a 22.
II. CONTADORES 4029
O 4029 é um contador crescente/decrescente com 4 bits de entrada que permitem a definição do valor inicial de contagem. Podemos trabalhar com ele em dois modos de contagem diferentes: binário ou decimal. A diferença entre esses dois modos está nos intervalos de contagem que trabalham. Enquanto o modo binário varre todas as possibilidades para os 4 bits(16 possibilidades), ou seja, de 0000 a
1111, no modo decimal o contador só trabalha de 0000 a 1001, ou seja, se convertemos para decimal isso representa os números de 0 a 9.
Segundo o datasheet que usei, o pino