Marketing Final
Por Rafael Mauricio Menshhein
12/05/2007
Muitas organizações tratam o ciclo de vida como algo exclusivo do produto, esquecem-se de que o mercado também possui um ciclo, da mesma forma que as organizações.
Os estudos que permitem conhecer melhor o mercado iniciam-se em dados históricos, bancos de dados elaborados que dão às pessoas a oportunidade de encontrar a melhor forma de se elaborar um planejamento.
Além de buscar na história algumas referências de suma importância, também existem dados coletados pela própria organização que devem ser utilizados
O mercado passa por transformações, as alterações estão cada vez mais conhecidas devido a velocidade com que as informações chegam de um lado ao outro do mundo em poucos segundos, o consumidor está muito mais informado e algumas empresas perdem o momento de mercado ao sentirem-se em uma zona de conforto.
Para entender melhor o que cada ciclo pode informar, são necessários acompanhamentos, desta forma as áreas de pesquisa capturam dados relevantes e os entregam para que sejam usados de acordo com a necessidade da empresa, atualmente a maioria dos dados é relevante em um único momento, pois as diversas áreas têm necessidades diferentes e a relevância das informações também é diferente.
Cada ciclo pode ser compreendido como:
Ciclo de vida do produto: estando no estágio inicial do seu ciclo e que requer muitos estudos antes de ser colocado no mercado, já no crescimento o produto inicia uma fase de aumento de vendas e aceitação do público-alvo, em sua maturidade o crescimento é mínimo, há a estabilização no volume de vendas e em seu declínio existem duas opções, retirar o produto do mercado ou encontrar novos usos e aplicações;
Ciclo de vida do mercado: os mercados possuem uma vida. Quando o mercado é novo, algumas empresas preferem aguardar antes de anunciar seus produtos, adotando a estratégia de deixar outra empresa arriscar.
Quando o produto é aceito e começa a crescer no mercado, os