Marketing esportivo
Sumário
1. Introdução 3 1.1. Objetivo 3
2. Revisão de Literatura 4 2.1. O Marketing Esportivo 4 2.2. Formas de Marketing Esportivo 6 2.3. O Efeito do Esporte 8 2.4. Marketing Esportivo no Brasil e no Mundo – Fatos e Conceitos 1010 2.4.1. Futebol 11 2.5. Investimento em Marketing Esportivo: Benefícios e Riscos 12
3. Conclusões 18
4. Anexo 19 4.1. Case Caixa Econômica Federal 19 4.2. Leituras Bibliográficas do Case: 21
5. Referencial Teórico 22
1. Introdução
No atual mundo globalizado, com enorme aumento na disputa de mercado entre as empresas, as mesmas têm sido obrigadaso mesmas a utilizarem de todas as ferramentas disponíveis para e chamar e manter a atenção de seus consumidores. O marketing esportivo é uma dessas ferramentas, muito útil para se alcançar um considerável número de pessoas e como um caminho para consolidar suas marcas.
Para abranger corretamente o marketing esportivo e desenvolver uma melhor fundamentação para um bom entendimento sobre esse tipo de fenômenoação, é preciso sempre relacioná-lo à coexistência entre clubes, entidades de administração, torcedores, veículos de comunicação e investidores. Por isso não pode ser deixada de lado a importância de se olhar para as organizações esportivas sob a perspectiva do marketing de relacionamento.
Vários autores já apresentaram discussões quanto aos investimentos no ramo esportivo, especialmente através do esporte mais popular do mundo: o futebol profissional, mostrando de como que ele é um meio poderoso para se obter afinidade popular e solidificar a ainda mais a imagem da organização perante a sociedade.
Esta pesquisa, portanto, propõem o estudo do marketing esportivo com a intenção de analisar suas características e peculiaridades, pretendendo ao final examinar o conjunto de idéias apresentadas pelos autores estudados e para que ao finalm possa se chegar a uma conclusão relevante a respeito do tema.
1. Objetivo
Este