Aababa

832 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CAMPUS REGIONAL DE UMUARAMA
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA

GRANDEZAS FÍSICAS

85343 ALAN RIZZATO ESPESSATO
ENGENHARIA CIVIL
6558-51 FÍSICA EXPERIMENTAL I

UMUARAMA/PR
2013

GRANDEZAS FÍSICAS

1 DEFINIÇÃO

Tudo que pode ser medido, tanto qualitativamente, quanto quantitativamente, descrevendo relações entre propriedades para o estudo de fenômenos físicos.

2 TIPOS DE GRANDEZAS

Essas grandezas podem ser escalares (massa, tempo...) ou vetoriais (aceleração, velocidade...) grandezas escalares representam apenas um valor numérico, ou seja, um numero. Por exemplo, massa = 2 kg. Já as grandezas vetoriais, necessitam de uma maior caracterização, ou seja, possuem módulo, direção e sentido.
Módulo: Valor ou intensidade da grandeza.
Direção: Linha de ação do vetor.
Sentido: Para onde aponta a seta.

3 MEDIDA

Noção de “tamanho” de algo envolvido por uma grandeza física. Essas medidas podem ser comparadas para se ter noção de um padrão. * Medida direta: obtida diretamente do instrumento. Ex: tempo em um cronômetro, altura de um instrumento; * Medida direta de uma única medida: necessário medir apenas uma vez. Ex: comprimento de uma caixa; * Medida direta de várias medidas: necessário realizar várias medidas de um mesmo evento, visando minimizar o erro. Ex: tempo que um corpo demora a sair de um lugar e chegar a outro; * Medida indireta: quando você a obtêm, através de uma equação. Ex: velocidade final de um corpo.

3.1 UNIDADES DE MEDIDAS

Designa certa quantidade de uma determinada grandeza, normalmente são comparadas a um padrão. Ao longo do tempo foram criados vários sistemas de medidas, entre eles estão: * Antropométrica: Sistema antológico de medidas, feitas comparando partes do corpo. Divididas em:
• somatometria: Consiste na avaliação das dimensões corporais do indivíduo.
• cefalometria: Se ocupa do estudo das medidas da cabeça do indivíduo.
• osteometria: Tem

Relacionados

  • Estudante
    96489 palavras | 386 páginas