Marketing De Relacionamento
O Marketing propriamente dito surgiu na década de 50. Após a segunda guerra mundial foi aceito oficialmente na Europa.
No Brasil o marketing chegou no final da década de 60. Porém há milhares de anos o mundo praticou o marketing e manteve o relacionamento com seus clientes, onde seus vendedores conheciam as necessidades de seus clientes.
Marketing de Relacionamento é o ato de a empresa manter um relacionamento antes, durante e pós venda. O marketing é um conceito amplo que tem como ramificação a propaganda. O marketing de relacionamento é o ato de se relacionar com o consumidor. Onde, que até a década de 50, a preocupação era produzir e vender.
As empresas tinham a visão que apenas precisavam vender e produzir, e com seus produtos era o suficiente. Produzir com qualidade, os consumidores compravam seus produtos.
Estados Unidos, na década de 60 aproximadamente cria o código de defesa do consumidor. Um marco histórico, o consumidor sendo protegido por leis.
Empresas que deixavam as reclamações de lado de seus clientes, começam a ser cobradas pelos consumidores, tendo que responder pelas reclamações e exigências do consumidor.
Na era da nova economia mundial, pós guerra, consumidores começam a observar suas necessidades, criando exigências dos fabricantes, onde um convívio continuo e um vinculo com o consumidor.
Surge um novo conceito, o marketing de relacionamento, sendo aprimorado, estudado e implantado nas empresas para garantir a satisfação total do seu consumidor.
Utilizar-se o marketing pró-ativo no qual entra em contato com o cliente para dar sugestões, melhorando a utilização dos produtos ou de novos produtos, criando o marketing de parceria, continuando um trabalho para descobrir e alcançar um bom desempenho e melhorando constantemente.
O marketing de relacionamento representa uma nova ferramenta na sinergia entre uma empresa e seus consumidores.
Até meados dos anos 90, a grande maioria das empresas, havendo exceções, o esforço