Saúde e Segurança do Trabalho
SEGURANÇA DO TRABALHO
Em empresas com um determinado número de colaboradores, dependendo do grau de risco, se obriga a existir o quadro de Segurança do Trabalho, que compõem de uma equipe multidisciplinar composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Estes profissionais formam o que chamamos de SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.
A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias, decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.
A Segurança do Trabalho também é importante no nível social, faz com que a empresa se organize, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos, melhorando as relações humanas no trabalho.
O que se resume em Segurança do Trabalho é um conjunto de medidas que são adotadas visando diminuir os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. Ela aborda diversas disciplinas envolvidas à segurança, que são: Higiene e medicina do trabalho, prevenção e controle de riscos em máquinas, equipamentos e instalações, psicologia na engenharia de segurança, administração aplicada à engenharia de segurança, o ambiente e as doenças do trabalho, higiene do trabalho, legislação, normas técnicas, responsabilidade civil e criminal, perícias, proteção do Meio Ambiente, ergonomia, proteção contra incêndios e gerência de riscos.
A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.
ACIDENTES DE TRABALHO