Marketing de relacionamento
Introdução
O marketing de relacionamento trata-se de um combinado de ações estratégicas que tem como objetivo a manutenção do bom relacionamento da empresa com seus clientes.
A importância da criação de um bom marketing de relacionamento está em: Aproximar a empresa com o Cliente; compreender as necessidades e desejos de seus clientes; possibilitar a gestão de relacionamento na empresa; aumentar a percepção do valor da marca; potencializar a rentabilidade da empresa a longo prazo; ampliar o banco de dados de seus clientes potenciais e seus futuros clientes.
Quando pensamos na gerência de um bom relacionamento, podemos dizer que se trata de conduzir e levar à percepção do consumidor os canais que a empresa oferece para realização dos desejos e necessidades dos clientes, com o objetivo de transformar o não cliente em cliente, de potencializar a frequência de compra, de reduzir desistências e de buscar a fidelidade desses clientes pela satisfação.
O relacionamento é algo que se cria entre pessoas e marcas. Além disso, podemos dizer que o objetivo foi atendido quando percebemos pessoas falando sobre marcas tais e tais, como podemos citar a Apple, que não criou clientes ao longo de sua história, mas sim, fãs.
Marketing de relacionamento
O marketing de relacionamento busca fortalecer o relacionamento a longo prazo com o mercado, sobretudo através da fidelização dos clientes. Um dos primeiros conceitos de marketing de relacionamento surgiu em 1983, através de Berry, autor de literatura de marketing de serviços.
Berry defende que para uma empresa ser competitiva é necessário que ela desenvolva uma fidelização com os seus clientes, reafirmando a sua capacidade de responder às necessidades dos consumidores e correspondendo às suas expectativas. Berry define o marketing de relacionamento como atração, manutenção e aumento do relacionamento entre empresa e cliente.
Na prática é transformar clientes indiferentes em clientes assíduos e