Marketing de Relacionamento
1- O que é marketing de relacionamento?
Entende-se como marketing de relacionamento um misto de estratégias para aproximar a empresa com o cliente, fazendo com que ele se sinta parte da sua marca e confie sua lealdade a ela após a venda, o que não é necessariamente fidelizar o cliente. A fidelização é uma consequência eficaz, ou seja, resultado dos caminhos traçados pelo marketing de relacionamento. Como por exemplo, frete grátis, descontos em próximas compras, etc. Isso significa que no marketing de relacionamento a empresa investe no cliente, esperando dele algum tipo de retorno, financeiro ou não.
Uma das maneiras mais eficaz de fazer um bom marketing de relacionamento é se colocando no lugar do cliente, interpretando seus desejos e objetivos que os motivam a procurar uma nova empresa que lhe prestará o serviço ou disponibilizará o produto esperado. Destaco aqui a importância de um tratamento individual, passando a sensação para o cliente de exclusividade. Quem não gosta de se sentir único e exclusivo? Pois bem, dessa forma a empresa já consegue conquistar novos clientes e com certeza terá grandes chances de mantê-los fidelizados.
Claro que o marketing de relacionamento não fica somente em vender um produto ou prestar o serviço desejado pelo cliente. Esses devem ser da melhor qualidade e diferenciados de quaisquer outras empresas, bem como o pós venda, que para algumas empresas ainda tem sido motivo de muitos problemas.
O pós venda assim como a venda ou captação do cliente, deverá ser de extrema qualidade, pois só assim o trará de volta para um novo contrato, uma nova compra daquele produto ou a renovação de um serviço prestado.
2- Componentes do marketing de relacionamento:
De acordo com Gordon (1998), oito componentes compõem o marketing de relacionamento:
Cultura e valores: Expressa a importância da empresa saber lidar com culturas diferentes ou iguais e de certa forma possibilitando manter relacionamentos de