trabalho
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Solo (desambiguação).
Perfil de um solo.
Solo é um corpo de material inconsolidado que cobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera. Os solos são constituídos de três fases: sólida (minerais e matéria orgânica), líquida (solução do solo) e gasosa (ar).
É produto do intemperismo sobre um material de origem, cuja transformação se desenvolve em um determinado relevo, clima, bioma e ao longo de um tempo.
O solo, contudo, pode ser visto sobre diferentes óticas. Para um engenheiro agrônomo, através da edafo/pedologia, solo é a camada na qual pode-se desenvolver vida (vegetal e animal). Para um engenheiro civil, sob o ponto de vista da mecânica dos solos, solo é um corpo passível de ser escavado, sendo utilizado dessa forma como suporte para construções ou material de construção. Para um biólogo, através da ecologia e da pedologia, o solo infere sobre a ciclagem biogeoquímica dos nutrientes minerais e determina os diferentes ecossistemas e habitats dos seres vivos.
Índice [esconder]
1 Pedogênese
2 Funções do solo
3 A composição do solo
4 Classificação quanto à granulometria
4.1 Solos arenosos
4.2 Solos siltosos
4.3 Solos argilosos
4.4 Latossolo
4.5 Solo lixiviado
4.6 Solos negros das Planícies e das Pradarias
4.7 Solo árido
4.8 Solos de montanhas
4.9 Solo orgânico
5 Classificação taxonômica de solos
5.1 Primeira classificação
5.2 Horizonte diagnóstico
5.3 Classificação brasileira
5.4 Classificação internacional dos solos
6 Morfologia
6.1