Marketing de Relacionamento
ESPECIAIS
II
Ana Julia
Patrícia Silvino
Patrícia Samara
André Bezerra
Introdução
É uma estratégia de Marketing voltada para o cliente individual, o one to one marketing baseia-se na ideia de uma empresa conhecer seu cliente. Por meio de interações com esse cliente, a empresa pode aprender como ele deseja ser tratado, assim torna-se capaz de tratar esse cliente de maneira diferente dos outros. No entanto, one to one marketing não significa que cada necessidade do cliente deva ser tratada de maneira exclusiva, em vez disso, significa que cada cliente tem uma colaboração direta na maneira como a empresa se comporta com relação a ele. Os clientes são diferentes, e a empresa não deve ignorar ou tentar eliminar as diferenças, deve sim, utiliza-las em beneficio de suas vendas. A empresa, utilizando-se de sistemas desenvolvidos tecnologicamente, conhece os clientes que têm maior valor e maior potencial para a empresa. Junto a esses clientes a empresa tem necessidade de desenvolver uma relação personalizada. A concorrência global afeta a todos, não só com relação à abrangência geográfica mas também com relação à concorrência, pois não se sabe de onde vem. Por esse fato as empresas precisam, cada vez mais, conhecer e acompanhar os hábitos de compras de seus clientes.
Desenvolvimento
Pode-se dizer que nos dias de hoje, o marketing relacional é prática comum da maioria das empresas, pois ao desenvolvimento de estratégias de retenção de clientes estão associadas algumas vantagens para as empresas, nomeadamente: aumento da frequência das relações negociais, aumento do volume de negócios, redução de custos devido à diminuição da rotação dos clientes e clientes inativos podem novamente ser clientes ativos.
Com o passar dos anos, o marketing de relacionamento tem vindo a ter uma maior importância junto das empresas porque com os cortes de custos verificados, as empresas conseguem através desta área do marketing, medir resultados e