Marketing de Relacionamento
Ana Cecília de Farias Vilela
Pós-graduação – Marketing
Centro de Estudos Avançados Sumaré – São Paulo, SP
Alexandre Augusto de Oliveira Muniz
Pós-graduação – Marketing
Centro de Estudos Avançados Sumaré – São Paulo, SP
2012
O MARKETING DE RELACIONAMENTO B2C NO BRASIL DO SÉCULO XXI
RESUMO: O objetivo geral deste artigo é analisar a evolução do Marketing de Relacionamento nas últimas décadas e verificar como as empresas brasileiras o exercem junto ao consumidor final, nesta primeira década do século XXI.
Através de pesquisa bibliográfica e entrevistas presenciais, buscou-se ressaltar se isto é praticado e entendido pelo mundo corporativo brasileiro. Se realmente as empresas instaladas no Brasil interagem com os seus clientes, com foco e estratégias ou simplesmente o fazem movidos pela legislação vigente.
PALAVRAS CHAVE: Marketing. Relacionamento. B2C. Estratégia corporativa. Fidelização. Século XXI.
INTRODUÇÃO
O Brasil é a sexta maior economia do mundo - PIB 2011 US$ 2,5 trilhões - (WORLD ECONOMIC
LEAGUE TABLE, 2011) Com essa relevância mundial, cada vez mais seus produtos e serviços se espalham mundo a fora. Porém, ao primeiro sinal de crise, quem mantém a engrenagem da economia é o mercado interno – no Brasil entre 2009 e 2010, o BNDES teve papel fundamental para sustentar o PIB durante a crise (ENNES, 2011). Isto se repete na imensa maioria dos países.
Portanto, antes de vislumbrar o universo além das nossas fronteiras, nos perguntamos: será que nossas empresas estão realmente preparadas para fidelizar o cliente no mercado interno?
Acreditando que raras são as empresas que conseguem sobreviver ao atual mundo globalizado sem um relacionamento profissional e perene com seus clientes, propomos neste estudo uma análise de como o
Marketing de Relacionamento pode influenciar na fidelização do cliente, tendo por pano de fundo a economia brasileira do século XXI.
Isso nos