Marketing de relacionamento
Uma das principais funções do marketing é aprimorar as suas técnicas e desenvolver relacionamentos entre empresa e cliente, aprofundando cada vez mais a sua relação, tornando-a duradoura. O marketing de relacionamento tem como sua principal meta construir relacionamentos de longo prazo mutuamente satisfatórios. Parar poder conquistar o mercado, e se manter. O marketing de relacionamento envolve cultivar o tipo certo de relacionamento com o grupo certo. O marketing não só deve executar a gestão do relacionamento com o cliente, como também a gestão do relacionamento com os parceiros (além dos clientes, têm os funcionários, parceiros de marketing e membros da comunidade).
Mas para existir o marketing de relacionamento, tem algo insubstituível para a empresa, que se chama rede de marketing. Uma rede de marketing consiste na empresa e naqueles que a apóiam (clientes, funcionários, fornecedores, revendedores, entre outros), com quem ela mantém uma relação profissional mutuamente compensadora.
“O princípio operacional é simples: construa uma rede de relacionamento efetiva com os principais públicos interessados e os lucros serão apenas uma conseqüência”
Abbie J. Griffin e John Houses, “The Voice of the costumer” Marketing Science. Inverno de 1993, p1-27.
Hoje em dia para desenvolver relacionamentos fortes, é preciso entender as capacidades e os recursos dos diferentes grupos, assim como suas necessidades,metas e desejos, tendo assim, que moldar as ofertas, os serviços e mensagens individualmente para cada cliente. Essas empresas coletam diversas informações sobre as transações anteriores de seus clientes (bem como seus dados demográficos e psicográficos até a preferência por meio de comunicação), E assim, esperam atingir um crescimento lucrativo, atraindo o cliente, e tendo uma fidelidade com o cliente. Os meios comunicativos estão cada vez mais fáceis de serem alcançados, ou seja, descobrir mais sobre as vontades de seus