Marketing De Relacionamento ITEC CURSOS
ALUNOS: Carlos Augusto Santana João Paulo Capitulino Luanna Andrade Araújo
MARKETING DE RELACIONAMENTO
APLICADO A EMPRESA ITEC CURSOS
JOÃO PESSOA
2013
Marketing de Relacionamento
O conceito do Marketing de Relacionamento, surgido no início dos anos 1980, é relativamente recente, mas se faz essencial no cotidiano das organizações orientadas para cliente. Esta filosofia de gestão surgiu da necessidade constante de reformular as atividades organizacionais para atender constantes mutações nos desejos dos consumidores, uma alteração de percepções que aumenta ao passar do tempo e exige relacionamentos mais próximos entre empresas e clientes. A premissa do marketing relacional “consiste em manter uma base de clientes rentáveis e fiéis” (BRAMBILLA, 2008, p.110).
Segundo Kotler (1999, p. 155), direcionando mais para a satisfação dos clientes, define o marketing como “a ciência e a arte de conquistar e manter clientes e desenvolver relacionamentos lucrativos com eles”. E hoje, as empresas se preocupam em utilizar ferramentas de estratégias de marketing para garantir essa satisfação, onde a principal ferramenta é o marketing de relacionamento, com a finalidade de se aproximar cada vez mais do seu cliente e identificar suas necessidades para poder prestar um atendimento personalizado e diferenciado dos demais.
O marketing de relacionamento é uma ferramenta muito favorável às empresas, pois com ela as organizações promovem fidelização e garantem uma relação agradável e satisfatória com seus clientes, minimizando assim seus custos, pois, de acordo com Kotler (1998, p.619), “o custo de atrair novos consumidores é cinco vezes maior que o custo de manutenção do atual consumidor.” Trata-se de uma estratégia efetiva de negócio.
O marketing de relacionamento envolve:
Ênfase em manter os clientes atuais;
Alto nível de envolvimento com o cliente;
Pesquisa contínua a respeito das necessidades dos