Marketing de incentivo
Flávio Cristiano Maia
Marketing de Incentivo
Brasília-DF
2013
1. CONCEITO
O marketing de incentivo é uma ferramenta que visa estimular e recompensar uma pessoa ou um grupo de pessoas pelo desempenho alcançado. Uma campanha de incentivo deve ser planejada seguindo critérios preestabelecidos e focada em um objetivo predeterminado.
1. ORIGEM E EVOLUÇÃO
Freqüentemente, encontramos figuras e ilustrações de atletas vencedores, podium, medalhas, coroa de louros e outros símbolos que façam alusão a campeões em campanhas de incentivo. A fonte de inspiração desta moderna ferramenta vem dos Jogos Olímpicos da Era Antiga, há aproximadamente 3.000 anos, relata Torres (2001). As técnicas de incentivo visavam não só estimular a superação de marcas, mas também divulgar seus vencedores, a cada batalha vitoriosa de seus exércitos.
Segundo Torres (2001), os jogos eram realizados em honra das divindades e ao Estado interessava não só a premiação dos vencedores, até porque eram poucos, mas principalmente a preparação dos atletas para eventuais combates de guerra. O culto à beleza era tanto que os atletas competiam nus e os estádios ficavam repletos de celebridades para assistir aos jogos, como filósofos, poetas, escritores etc. Os atletas vencedores partiam para o momento mais almejado, o da premiação, no qual o valor material do prêmio não era o principal motivo da conquista; mais importante do que isso era a coroa de louros, sinônimo de honra que ela traduzia perante a comunidade. Ao retornar a sua cidade, o atleta vencedor era recebido como herói, ganhava busto em praça pública, estátuas, poemas e recompensas em dinheiro.
O trinômio que sustenta a chama olímpica sustenta também o marketing de incentivo:
• Motivação (interna – entusiasmo, hoje, pode ser conhecido como empowerment),
• Reconhecimento (externa – divulgação, placas, troféus, buttons e outros símbolos),
• Recompensa (externa – status, prestígio, recompensa