Marketing Ambiental 1
MARKETING AMBIENTAL,
MARKETING ECOLÓGICO OU
ECOMARKETING
ECONOMIA DE MATERIAIS
DEFINIÇÕES DE MARKETING
Inicialmente no Brasil, Marketing foi chamado de mercadologia, apesar de a tradução significar ação no mercado. Muito foi discutido acerca disso, porém os profissionais da área entendem por
“comercialização”, que visa basicamente satisfazer com produtos ou serviços os desejos dos consumidores.
ANALISTA DE VEDAS NORTEAMERICANO VICTOR LEBOLD:
“A nossa enorme economia produtiva exige que façamos do consumo a nossa forma de vida, que tornemos a compra e o uso de bens em rituais, que procuremos a nossa satisfação espiritual, a satisfação do nosso ego no consumo .
Precisamos que as coisas sejam consumidas, destruídas , substituídas e descartadas a um ritmo cada vez maior”.
OBSOLESCÊNCIA PLANEJADA
“Criado para ir para o lixo”
OBSOLESCÊNCIA PERCEPTIVA
Compras = Felicidade = Prazer
MARKETING AMBIENTAL:
CONSUMIDOR VERDE E MUDANÇA NA
O termo marketing ambiental foi mencionado pela primeira vez no final de
PRÁTICA
MERCADOLÓGICA
1970 pela AMA
(American Marketing Associeation) cujo propósito era
analisar os impactos provocados pelo marketing no ambiente, conforme sua função: atividades de negócio que visam dirigir o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor.
KOTLER (2000) – é um processo social gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros.
Empresas orientadas para o marketing devem se empenhar para conhecer as necessidades e as demandas de seus consumidores, que fazem suas escolhas entre as opções com base no valor percebido (diferença entre o que se ganha comprando e usando e os custos para obtê-lo).
POLONKI (1994) Marketing ambiental – Consiste em desenvolver produtos que satisfaçam os desejos e necessidades do consumidor, desde que ocorra o mínimo de impacto negativo sobre o meio ambiente. Também conhecido como marketing verde e