administrador
MARKETING AMBIENTAL
Joana d’Arc Bicalho Félix*
Resumo
Empresas que exploram em seu marketing posturas ambientalmente corretas passam a ter sua imagem positivamente destacada, conquistando a preferência de compra por parcela cada vez maior de consumidores, contabilizando, com isso, ganhos de mercado. Pesquisa científica realizada em 26% das empresas certificadas ISO 14001 no Brasil, confirmada com visitas in loco evidencia o diferencial de marketing conquistado a partir de uma imagem de responsabilidade ambiental da empresa.
O aumento da consciência acerca da necessidade de conservação do meio ambiente indica um novo caminho do marketing em benefício do desenvolvimento sustentável.
Palavras-chave: Marketing. Gestão ambiental. Meio Ambiente.
______________________________________
*Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Católica de Brasília-UCB, Graduada em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Brasília-UniCEUB. Publicitária, Consultora de Marketing e Gerente da Agência de Comunicação do CEUB-ACC.
Introdução
As conseqüências da degradação ambiental vêm estimulando novas condutas nas mais diversas esferas da sociedade. Empresa, Governo e Organismos Não-Governamentais se movimentam rumo a um clima de cooperação e responsabilidade ambiental ao mesmo tempo em que se aumenta o grau de compreensão e cobrança da sociedade.
Sabe-se que o estímulo ao consumo é uma das grandes causas da degradação ambiental, seja pelo uso ininterrupto e crescente dos recursos naturais, seja pela desenfreada produção de resíduos, processos tradicionalmente marcados pelo desperdício. No entanto, frear o crescimento econômico e as linhas de produção são uma utopia distante.
O consumo inconsciente é vertiginoso. Imensas pressões sobre o meio ambiente são decorrentes de modos de vida insustentável, especialmente das classes sociais de maior poder aquisitivo. Como lembra Baudrillard