Resumo Do Dia Da Consciência Negra
Para quem ainda está em dúvida saiba que o Dia da Consciência Negra é nacional, equivale para todo o Brasil, sendo que em algumas regiões do país este dia é celebrado como um feriado, regional. Este dia é muito importante e serve coo reflexão em relação à introdução dos negros na sociedade brasileira. Este dia tem a finalidade de fazer você refletir e pensar na grande jornada e batalha que os negros enfrentaram contra o preconceito racial dentre os diversos outros problemas. Além disso, um detalhe bem interessante é que a semana em que está este dia é chamada da Semana da Consciência Negra.
A origem desta data, 20 de novembro, não é uma simples data, a mesma foi escolhida, pois coincide com a data em que Zumbi dos Palmares morreu. Se você não sabe, Zumbi dos Palmares foi um dos grandes heróis que lutou ao lado para defender os seus direitos e de todos os escravos. Essa data refleti a resistência dos negros com a escravidão e a grande luta que Zumbi do Palmares teve em toda a sua vida.
Historia de Zumbi Dos Palmares : Zumbi dos Palmares é um conhecido líder quilombola. Sua história começa em 1655 com seu nascimento em Alagoas, em um dos mocambos de Palmares. O seu nome vem do quimbundo “nzumbi”, e quer dizer “duende” (no Brasil, a tradução também é interpretada como “fantasma”). Com apenas sete anos, em 1662, Zumbi é capturado por soldados e entregue a um padre (Pe. António Melo) que torna-se responsável por sua formação. Batizado na igreja Católica como Francisco, ele ajudava nas missas além de estudar Português e Latim.
Aos quinze anos, em 1670, Zumbi foge para o Quilombo de