mark
CONTEÚDOS:
Sociologia como ciência da sociedade; modernidade e sociologia; conhecimento científico e as relações sociais.
1. A Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra no final do século XVIII e no século XIX mudou substancialmente a vida do homem, que não mais era dono de seu tempo, como os mestres artesãos o eram.
2. “Desta vala imunda a maior corrente da indústria humana flui para fertilizar o mundo todo. Deste esgoto imundo jorra ouro puro. Aqui a humanidade atinge o seu mais completo desenvolvimento e sua maior brutalidade, aqui a civilização faz milagres e o homem civilizado torna-se quase um selvagem.” (FONTE: HOBSBAWM, Eric J. A era das revoluções. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1979).
Esta observação, feita por Alexis de Tocqueville em 1835, descreve a cidade de Manchester (Inglaterra) durante a Revolução Industrial. A leitura do texto permite afirmar que o autor constatava que a industrialização poderia trazer como conseqüência, a degradação socioambiental.
3. A Revolução Industrial que se consolidou na Inglaterra da segunda metade do século XVIII apresentava fatores condicionantes em variados campos da sociedade britânica. No campo institucional, tem-se a Monarquia Parlamentar; no que se refere ao pensamento econômico, apresenta-se o Liberalismo; no plano ético de fundamentação religiosa, cita-se o Protestantismo e, no campo econômico, verifica-se a liberação de mão de obra causada pela prática dos Cercamentos.
4. "A expressão Revolução Industrial tem sido utilizada para designar um conjunto de transformações econômicas, sociais e tecnológicas que teve início na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII. Em pouco tempo, essas mudanças afetariam outros países da Europa e outros continentes, alterando definitivamente as relações entre as sociedades humanas". (FONTE: FIGUEIRA, D. G.