mark
Pode ser expresso pela equação:
◾Valor = Benefícios / Preço ou
◾Valor = Benefícios recebidos / Expectativas
Durante a compra, o consumidor percebe o valor do produto avaliando os seguintes itens:
◾os benefícios oferecidos pela empresa, na forma de produtos (bens e serviços) e
◾o custo da transação (dinheiro, esforço, tempo).
A comparação destes itens gera a percepção do valor total da compra.
Sob a ótica da Gestão pelo Valor o Valor assenta na relação entre a satisfação de necessidades diferentes (dos diferentes clientes) e os recursos utilizados para esse fim (o preço pago somado do esforço do cliente para obtê-lo).
Quanto menores os recursos utilizados (preço) e quanto maior a satisfação das necessidades, maior é o Valor.
Todas as partes interessadas podem ter diferentes pontos de vista quanto ao significado do Valor. Através da Gestão pelo Valor pretende-se conciliar esses pontos de vista e habilitar uma organização a progredir o máximo em direção aos objectivos fixados, com o mínimo de recursos.
Nessa ótica, Valor corresponde à relação entre a contribuição da Função para a satisfação da Necessidade e o Custo da função. O problema é que valor, conforme Scharf (2007), é de difícil conceituação, pois tem significados diferentes de acordo com quem tem contato com ele. Mas, continua o autor, uma vez a empresa tendo definido o seu conceito de valor, baseado naquilo que seu segmento de atuação percebe como relevante, pode planejar um processo lógico para a criação de valor (SCHARF, 2007).
A expressão abstracta das funções (distintas das necessidades ou das soluções para satisfaze-las) é necessária para promover a criatividade e, assim, possibilitar uma maior liberdade para explorar soluções inovadoras.
As melhorias no valor surgem da consideração de processos alternativos para satisfazer a