marinha exercito aeronautica
A Marinha do Brasil é uma das três forças armadas do país, ao lado do Exército e da Força Aérea. A Marinha do Brasil é a força militar responsável pelas operações navais e pela guarda de águas territoriais brasileiras. É a mais antiga das Forças Armadas brasileiras, e a maior marinha da América Latina, uma das poucas marinhas do mundo a operar um porta-aviões, o NAe São Paulo de 27.307 toneladas, também possui fragatas, corvetas, navios patrulha oceânicos e costeiros, navios tanque, de desembarque de tropas e de blindados, submarinos e muitas outras embarcações fluviais e costeiras, além de helicópteros e caças Skyhawk.
A Marinha também possui um grupo de elite de forças especiais, especializado em retomar navios e instalações navais, o Grupamento de Mergulhadores de Combate, tal unidade é especialmente treinada para proteger as plataformas petrolíferas brasileiras ao longo de sua costa.
A Marinha do Brasil também inclui o Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil e a Aviação Naval. A Aviação Naval Brasileira é o componente aéreo da Marinha do Brasil atualmente denominada Força Aeronaval. A estrutura aérea está subordinada ao Comando da Força Aeronaval, organização militar responsável por prover apoio aéreo operacional a partir das embarcações da Marinha do Brasil.
Treinados como "Força de Pronta Atuação", os fuzileiros navais contam atualmente com cerca de 15 mil homens, todos voluntários e concursados, sendo sua principal unidade o Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais; a missão do Corpo de Fuzileiros Navais é garantir a projeção do poder naval em terra, por meio de desembarques realizados em conjunto com navios e efetivos da Marinha.
Júlio Soares de Moura Neto (Rio de Janeiro, 20 de março de 1943) é um militar brasileiro e atual comandante da Marinha do Brasil. O seu posto na Marinha é almirante-de-esquadra.
Exército do Brasil
O Exército Brasileiro, desde a sua origem