Alimentos na recuperação pós operatorio
Por Sacha Silveira.
Dicas de alimentos que ajudam na recuperação pós-cirurgia plástica
A cirurgia plástica embora seja para fins estéticos não deixa de ser uma cirurgia onde obviamente um tecido é lesado e precisa ser reparado da melhor forma possível.
Quem não ouviu falar das complicações relacionadas à cicatriz cirúrgica, os quelóides, que nada mais são do que uma cicatrização onde faltou colágeno.
O quelóide tem causas genéticas, por exemplo, é mais comum em negros, orientais, mas também está relacionado a um mau estado nutricional, ou seja, a falta de vitamina, minerais e proteínas indispensáveis a uma boa reparação tecidual.
A Nutróloga Liliane Oppermann que também atua com a prática ortomolecular recomenda alguns alimentos e suplementos a seus pacientes que são ou vão ser submetidos a uma cirurgia plástica ou um peeling mais profundo.
Segundo a médica, as recomendações valem também para quem quer ter uma pele saudável, firme e luminosa, independente de procedimento cirúrgico. São eles:
Whey Protein: a proteína do soro do leite é importantíssima para uma boa cicatrização e reparação celular e para quem se exercita melhora a recuperação muscular gerando o trofismo.
Vitamina C: pode ser prescrita em cápsulas ou adquirida pela alimentação rica em frutas cítricas como laranja, abacaxi, morango e acerola. A vitamina C é essencial para um bom colágeno.
Vitamina A: também prescrita em cápsulas ou shakes, ela é facilmente adquirida pela alimentação rica em alimentos amarelos como abóbora, cenoura, mamão e é primordial em um processo de reparação do tecido.
Silício orgânico: devido a maior dificuldade em se adquiri-lo nas quantidades ideais somente pela alimentação, a médica costuma prescrevê-lo em cápsulas ou shakes e junto com a Vitamina C é indispensável para formação do colágeno.
Zinco: muito presente nos peixes e frutos do mar, o zinco pode também ser suplementado em cápsula ou shakes e