Marie Curie
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como principal objetivo trazer conhecimento sobre a radioatividade e fazer conhecida a historia de uma brilhante cientista que viveu por volta do século XIX e fez importantes descobertas que nos ajudam ate hoje.
Radioatividade é um fenômeno natural ou artificial onde diversos elementos emitem radiação, na forma de partículas alfa, partículas beta e raios gama.Nos tempos de hoje a radioatividade é muito importante para população pois ela é usada para diversas coisas como tratamentos de saúde, como forma de energia e outras coisas que foram sendo descobertas por diversas mentes brilhantes ao longo da historia e uma delas é a Marie, pois apesar de todas as barreiras e dificuldades impostas pela sociedade da epoca, ela as venceu, e conquistou diversos títulos e premiações. Maria Sklodowska considerada por muitos a mãe da radioatividade, filha do professor de física e matemática, Wladyslaw Sklodowski e da cantora, pianista e professora Bronsilawa Boguska. Com 24 anos de idades, sempre incentivada pelo pai a continuar seus estudos, se muda para Paris na tentativa de continuar seus estudos. Em 1894 ela conhece o professor Pierre Curie com o qual se casa e adota o nome de Marie Curie; juntamente com seu marido fez diversos estudos no campo da radioatividade o que lhes garantiu o premio Nobel de física pela descoberta de dois novos elementos, o Polônio que recebeu este nome em homenagem a sua terra natal, e o Radio.
Figura1: Casal Curie.1898.
Após a morte de seu marido em 1906, Marie continua seus estudos só que dessa vez sobre a radioatividade como forma de tratamento e em 1911 ela ganha seu segundo premio Nobel na área de química se tornando o primeiro cientista a ganhar dois prêmios Nobel. Em 4 de julho de 1934 Marie falece devido a uma leucemia causada pela longa exposição aos elementos radioativos. Sua filha Irène Joliot-Curie alguns anos depois também recebe um Nobel na área da química, e sua