trabalhos de educação fisica
Entre as crianças da roda escolha uma para ser o relógio e a outra a porta. A brincadeira começa com o seguinte diálogo:
Gato: “Seu ratinho está?”
Todos: “Não, foi comer queijo.”
Gato: “A que horas ele volta?”
A criança que for o relógio escolhe um horário. Enquanto todos da roda giram, o gato vai perguntando ‘que horas são?’ e todos respondem: ‘uma hora’, e assim por diante. Quando chegar na hora escolhida, quem for a porta levanta os braços e o gato poderá entrar na toca passando por ela.
No entanto, o rato terá a vantagem de poder passar por todas as outras aberturas, enquanto o gato será impedido pelos outros jogadores.
ganso- Com o grupo sentado em círculo, o participante escolhido para começar olha para a pessoa ao seu lado esquerdo e pergunta: “Você viu o ganso?”.
Este por sua vez responde: “Que ganso?”.
O primeiro participante, então, replica: “O ganso...”, ao mesmo tempo em que faz um gesto como bater palmas ou bater os pés, por exemplo.
O jogador do lado esquerdo diz então: “Ah! O ganso...”, imitando o gesto e virando-se para a criança à esquerda dela.
O diálogo se repete e, ao dizer “O ganso...”, o segundo participante imita o gesto do primeiro e acrescenta um novo, fazendo o movimento logo em seguida. A brincadeira segue com cada participante imitando os gestos dos anteriores e inventando um gesto novo, repetindo o diálogo.
Dica: a brincadeira fica mais desafiadora se os gestos não puderem se repetir, o que vai exigir bastante memória dos jogadores. Quem erra a sequência sai da roda.
Mamãe posso ir?- Trace duas linhas no chão com uma distância de pelo menos 5 metros entre elas. Quem for escolhido para ser a ‘mamãe’ ou o ‘papai’ fica à frente de uma das linhas, de costas para o resto do grupo. Os outros participantes ficam enfileirados lado a lado sobre a linha oposta. Um a um, eles