Luthieria
VIOLINO modelo Stradivari
Para o primeiro contato com o aprendizado da construção do violino não se recomenda usar madeira de primeira qualidade devido à relação custo beneficio. É responsabilidade de cada aluno adquirir o material adequado para o aprendizado e usar de bom senso para definir a quantidade e a qualidade do material que será usado nas aulas.
Tradicionalmente utilizamos Acero para fazer as laterais e braço, Abeto para o tampo de violino e Ébano ou Box Wood para os acessórios. Entretanto, essas madeiras, além de não serem nacionais, podem ser um pouco caras para serem usadas como material de aprendizado.
Para melhorar a relação custo beneficio do aprendizado o curso de luteria adotou a utilização de madeiras brasileiras fáceis de serem encontradas no mercado e que respondem bem ao propósito do aprendizado da luteria.
Recomenda-se que o aluno observe o alinhamento da madeira, a orientação dos anéis de crescimento e evite madeiras com rachaduras nós e orifícios que possam vir a prejudicar a estrutura, a beleza ou o som do instrumento.
Sugestão de madeiras:
TAMPO
- ABETO
- MARUPÁ
- FREIJÓ
- CAIXETA
- ARAUCÁRIA
FUNDO BRAÇO
E LATERAIS
-ACERO
-CURUPIXÁ
-GRUMIXAVA
-LOURO FAIA
TACOS
-ABETO
-MARUPÁ
-AMAPÁ
-LOURO
-TÍLIA
CONTRAFAIXAS
-ABETO
-ARAUCÁRIA
-CAIXETA
-TÍLIA
ACESSÓRIOS
-ÉBANO
-BOX WOOD
-IPÊ
-ROXINHO
-CAVIÚNA
-PAU FERRO
Observações:
- As medidas estão em MILÍMETROS e são EXCLUSIVAMENTE PARA VIOLINO:
- É necessário ter atenção para a quantidade de madeira que se perde durante o corte.
Recomenda-se deixar uma boa margem nas medidas principalmente para espessuras em geral. Cada corte que venha a ser feito com a serra circular cortará cerca de 5 mm em cada passada. As medidas abaixo indicam o mínimo de área necessária para o trabalho com as madeiras dos instrumentos em segurança, depois de cortadas.
Materiais necessários:
Fórmica, PVC ou