O exercício consiste na seguinte tarefa: elaborar três perguntas sobre o material lido (p. 13-26
O exercício consiste na seguinte tarefa: elaborar três perguntas sobre o material lido (p. 13-26). É recomendável que a pergunta contenha uma tentativa de interpretação (por ex., pode ser precedida de uma frase que sintetize a compreensão sobre um ponto específico, seguida da pergunta propriamente dita), que revele o esforço por parte do aluno no sentido de dialogar com os diversos temas abordados no capítulo. As perguntas não podem ser do tipo "O que é poder?" ou "Quais os três tipos de poder para Aristóteles?", mas devem envolver algum esforço de problematização (por ex., questionar os limites ou avaliar as possibilidades de aplicação de um conceito), comparação (por ex., diferenças e semelhanças entre as tipologias ou entre os tipos) ou, pelo menos, a explicitação de uma dúvida surgida com a leitura.
Segundo Ricardo Corrêa Coelho “No tempo de Aristóteles, democracia significava tirania da maioria sobre a minoria..., a democracia tinha uma conotação negativa, enquanto para nós possui uma conotação positiva”.
“Em suma , hoje só é democracia o regime do povo que garante os direitos e liberdades individuais” DALLARI – 2007
O que fez acontecer essa transição de sentidos na democracia ao londo dos tempos?
Quais são os valores históricos que ajudaram a construir uma influência na prática e no exercício no desenvolvimento do PODER?
Como destaca Bobbio (1984, p.7), “[...] na posse dos meios de produção reside uma enorme fonte de poder por parte daqueles que os possuem em relação aos que não os possuem” sejam qual meio for. Segundo Bobbio, poder é a capacidade ou uma oportunidade de ter uma chance para atuar, dentre a sociedade?