ciÊncias politicas Administração Pública
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP/UAB
BACHALERADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação: AD1
Período: 2015/1
Disciplina: Ciências Políticas
O exercício consiste na seguinte tarefa: elaborar três perguntas sobre o material lido (p. 13-26). É recomendável que a pergunta contenha uma tentativa de interpretação (por ex., pode ser precedida de uma frase que sintetize a compreensão sobre um ponto específico, seguida da pergunta propriamente dita), que revele o esforço por parte do aluno no sentido de dialogar com os diversos temas abordados no capítulo. As perguntas não podem ser do tipo "O que é poder?" ou "Quais os três tipos de poder para Aristóteles?", mas devem envolver algum esforço de problematização (por ex., questionar os limites ou avaliar as possibilidades de aplicação de um conceito), comparação (por ex., diferenças e semelhanças entre as tipologias ou entre os tipos) ou, pelo menos, a explicitação de uma dúvida surgida com a leitura.
1) Entre as formas de poder defendidas por Aristóteles na tipologia clássica, há diferenças entre níveis de complexidade de cada um. Qual é comparativamente o mais “simples”?
2) O poder ideológico tem características bem particulares e abrangentes, mas em que campo ele se baseia e que tipo de influência ele pode exercer?
3) Que grupo organizado usa do poder ideológico para atingir outra forma de poder que acabam por defini-los? Qual seria essa forma de poder?