Maria
Adotamos como cultura é tudo aquilo produzido pela humanidade, seja no plano concreto ou no plano imaterial. Ou seja, toda e qualquer atividade produzida pela humanidade pode ser entendida como cultura. No Dicionário de Conceitos Históricos dos autores Kalina Vanderlei Silva e Maciel Henrique Silva eles definem que a antropologia é constituída ciência devido à complexidade do termo cultura e todos os aspectos que é envolvido nela.
“O conceito de cultura é um dos principais nas ciências humanas, a ponto de a Antropologia se constituir como ciência quase somente em torno desse conceito. Na verdade, os antropólogos, desde o século XIX, procuram definir os limites de sua ciência por meio da definição de cultura. O resultado é que os conceitos de cultura são múltiplos e, às vezes, contraditórios.”
Com essa temática o autor Roque de barros Laraia apresenta seu livro a partir da observação de diversos meios culturais, ele apresenta aquilo que elas possuem de comum, define os principais conceitos de cultura, e como a cultura se apresenta em sociedade. Logo após ele aborda como o homem convive com a cultura e como acontece essa influencia entre os dois.
O Livro que é dividido em duas partes na primeira consegue expor Os antecedentes históricos e o desenvolvimento do conceito de cultura. Nomes como Locke, Turgot, Jean-Jacques Rousseau e Tylor são citados como formuladores iniciais desse conceito. Laraia deixa evidente seu pensamento em atribuir que a cultura se desenvolve gradual e simultaneamente ao longo dos séculos.
Na segunda parte do livro Laraia coloca seu posicionamento de como o homem condiciona sua visão de mundo acerca da cultura. Para ele “O modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são assim produtos de uma herança cultural, ou seja, o