Maria parda - gil vicente
Gil Vicente - 1522
Este monólogo é uma "lamentação" posta na boca de uma velha bêbada que, além disso, é mulata (e por isso se chama "Parda") - personagem "que viu as ruas de Lisboa com tão poucos ramos nas tavernas e o vinho tão caro, e ela não podia viver sem ele.
Pranto de Maria Parda
“por que vio as ruas de Lisboa com tão poucos ramos nas tavernas e o vinho tão caro, e ella não podia viver sem elle.” O Pranto de Maria Parda” é uma paródia, no estilo da popular, em que se esconjura e elimina o sofrimento e a morte através do humor.
Escrito por Gil Vicente em 1522, é uma tragicomédia que retrata o reino em decadência caracterizado pela fome, seca, abandono das terras pelos camponeses e o êxodo para a cidade e mar, resultando na morte de muitos durante a sua caminhada.
Lisboa era uma cidade mulata, cheia de gente vinda da Guiné. Maria Parda personaliza a escrava negra que sucumbe ao alcóol e que se consola com mais uma "litrada".
QUEM FOI GIL VICENTE? Gil Vicente foi um poeta e dramaturgo português. É considerado, por muitos estudiosos, como o pioneiro do teatro português. Sua obra mais conhecida é " A farsa de Inês Pereira". Suas obras marcam a fase histórica da passagem da Idade Média para o Renascimento (século XVI).
Nascimento: Local e ano de nascimento cidade de Guimarães (Portugal) em 1466.
(mais prováveis de acordo com estudos recentes)
Morte: Gil Vicente morreu em 1536
Ano da morte