Maria Montessori - Método e materiais pedagógicos/ Pedagogia
A partir das pesquisas realizadas em grupo, esse trabalho tem o intuito de mostrar ao leitor a vida e obra de Maria Montessori, enfatizando a grande importância que ela tem para a sociedade até hoje, principalmente no ambiente escolar.
Definida como “educação pelos sentidos” a metodologia Montessori é reconhecida mundialmente por sua diversidade de materiais educativos, e pelos estímulos sensoriais e ativos que lembram e valorizam a individualidade da criança.
Maria Montessori foi uma educadora italiana, que nasceu em 1870 e morreu em 1952. Foi a primeira mulher a se formar em medicina, pois naquele período somente os homens eram adeptos a cursar universidades. Formou-se em 1896, na Universidade de Roma. No ano seguinte, decidiu estudar as crianças que possuíam algum tipo de deficiência, e queria expor o fato de que, mais do que clínico, o problema de tais crianças era pedagógico.
Montessori foi estudar em Londres e Paris para aprofundar seus estudos. As obras de Itard e Séguin, célebres mestres da educação de crianças especiais, a ajudaram a se infiltrar cada vez mais nos problemas da educação especial. Montessori também ajudou na formação de professores para a educação de crianças especiais.
Muito observadora, descobriu defeitos das escolas comuns e começou a experimentar em crianças de evolução regular os procedimentos utilizados na educação especial. Ela acredita no desenvolvimento da sala de aula aberta, da educação individualizada, dos materiais de aprendizado para manipulação, brinquedos e a instrução programada.
Montessori visava principalmente o ser biológico mais que o social, onde a concepção educacional seria de desenvolvimento em maior nível que a integração social, e que assim sendo, a educação levaria a esse desenvolvimento mesmo sem o auxilio de outros. A criança possuía em seu método uma determinada liberdade a começar do ambiente escolar – sala de aula. Não havia carteiras presas, nem premiação por fazer algo certo ou