Ensino Montessoriano
Introdução: Maria Montessori desenvolveu um método pedagógico próprio de ensino que se dava através da observação da natureza da criança, ela é também conhecida pelo pioneirismo na ênfase a auto-educação do aluno como fonte do conhecimento e na valorização da educação pelos sentidos e pelo movimento para estimular a concentração e as percepções sensório-motoras da criança.
O método também tem por objetivo educar para vida, formar cidadãos críticos participativo, reflexivo e consciente do seu papel social, capaz de gerenciar seu próprio conhecimento.
Todas estas questões serão devidamente ponderadas ao longo deste estudo, levantando questões sobre o surgimento do método montessoriano, suas principais características e seus objetivos.
Método Montessoriano de ensino:
Como uma proposta de individualização do ensino, o método Montessoriano foi criado por Maria Montessori, nascida em 31 de março de 1870 na cidade de Chiaravalle, Itália.
Foi a primeira mulher a cursar a faculdade de medicina em seu país, direcionando sua carreira para a psiquiatria e focando seus estudos nas crianças com deficiência mental. A partir disso, começou a conhecer trabalhos de grandes nomes de sua época no tratamento de crianças ditas anormais. Ao decorrer de seu trabalho de pesquisa, a médica observou que suas crianças consideradas ineducáveis respondiam com rapidez e entusiasmos à realização de trabalhos manuais, exercitando suas habilidades motoras, ganhando mais autonomia.
Através de estudos ela foi desenvolvendo seu próprio trabalho, e percebeu que além da medicina as crianças anormais precisavam de um bom método pedagógico, além do processo clinico era necessário proporcionar á criança um ambiente que lhe ajudasse a se desenvolver, assim como também bons professores formados, pois sem eles nada se poderia fazer.
Passou então a elaborar um sistema eficaz, observando as crianças, eduacando-as