Mare de morros
Montanhas que são resultados de dobramentos e de intensas atividades vulcânicas. Pode –se considerar uma montanha, uma rocha que tenha acima de 400m. Existem 4 tipos de montanhas, as montanhas de erosão (formadas pelo processo de erosão, chuva vento, etc), montanhas vulcânicas ( os vulcões propriamente ditos), montanhas de falhas(Várias massas de blocos escarpados) e as montanhas de dobramentos ( Formadas pelo movimento das placas listosfericas).
Planisces que são terrenos planos que não superam a altitude de 100 m, geralmente são encontradas as margens de rios, mares e lagos.
Planaltos como o nome já sugere, é um plano que é alto, ou seja, trata-se de rochas altas mas que em sua superfície são planas. Planaltos pode apresentar 3 tipos: Os morros (pequena elevação e pode ser sinônimo de colina, são arredondados), serras ( conjuntos de montanhas antigas) e chapadas ( são rochas elevadas e planas na superfície).
Depressões são relevos mais ou menos plano ou baixo em relação ao relevo ao seu redor. As depressões podem ser divididas em duas: As absolutas: Abaixo do nível do mar; e as relativas que são acima do nível do mar.
A maior parte do território paraibano está sobre rochas magmáticas, rochas antigas, que se formaram na época Pré-Cambriana da criação do mundo. O relvo paraibano apresenta basicamente três formas, que são: Planaltos, Planícies e Depressões.