Ideias inatas, racionalismo e empirismo
Colégio Nabuco
Aluna Andreza Santos Pereira
Professor Cardoso
Série 1° ano do Ensino Médio
TRABALHO DE FILOSOFIA
BA/2014
Introdução
O presente trabalho é sobre “Ideias Inatas, Racionalismo e Empirismo. Ideias Inatas são idéias verdadeiras, ou seja, são inteiramente racionais. Desde as origens da filosofia o problema do conhecimento sempre ocupou a maioria dos filósofos. O racionalismo e o empirismo representam visões opostas na maneira de explicar como o homem adquire conhecimentos.
Desenvolvimento Ideias Inatas foram produzidas por Socrates e Leibniz, são ideias ou conteúdos mentais que estão presentes desde o nascimento, isto é, não são adquiridos ou aprendidos. Racionalismo significa razão, sobretudo essa palava designa a doutrina que atribui exclusiva confiança na razão humana como instrumento capaz de conhecer a verdade. Há varios tipos diferentes de Racionalismo: a Vertente Metafisica, a Vertente Epistemológica e a Vertente Ética. A Vertente Metafisica encontra um caráter racional na realidade e indica que o mundo está ordenado de forma lógica e sujeito a leis. A Vertente Epistemológica contempla a razão como fonte de todo o conhecimento verdadeiro, sendo independente da experiência. A Vertente Ética que acentua a relevância da racionalidade, respetivamente, á acão moral. Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas (ou principais) formadoras das ideias, discordando, portanto, da noção de ideias inatas.
Ainda que o termo Empirismo tenha sido atribuído a um grande número de posições filosóficas, a tradição prefere aceitar como “Empiristas” aqueles pensadores que afirmam ser o conhecimento derivado exclusivamente da “experiência” dos sentidos, da “sensação” ou da “emperia”. Sendo uma teoria que se opõe ao racionalismo, o empirismo critica a metafísica e