Mares de morros
Diz-se, também, que esse relevo é formado de "meias-laranjas", devido ao formato arredondado dos morros ao seu redor. Fala-se, ainda, em "relevo mamelonar".
Apesar de, de acordo com a classificação de táxons de Jurandyr Ross o Mar de Morros confundir-se com o Táxon 1 (Planalto Atlântico), as feições de Mar de Morro só podem ser percebidas em Táxon 2 e 3, ou seja, percebidas a olho nu ou em vôos baixos.
Sendo um dos domínios morfoclimáticos classificados por Aziz Ab'Saber, os morros (colinas intermontanas) são consideradas feições convexas, fato que cria a suspeita de serem produtos de uma alternância entre pedimentação e marmorização.
Caracteristicas dos mares de morros
1. Vegetação: originariamente recoberto pela floresta latifoliada tropical (Mata Atlântica), hoje quase extinta. Espécies: pau-brasil, pau-rosa, cedro, peroba, ipê, jacarandá.
2. Relevo: acidentado, corresponde à unidade de relevo denominada Planaltos e Serras do Atlântico Leste e Sudeste. O aspecto característico da paisagem são as formas de relevo conhecidas como ‘meias-laranjas’ ou ‘mares de morro’, que são serras fortemente erodidas pelas chuvas. Predominam terrenos cristalinos, formados por granitos e gnaisses. 3. Clima: corresponde às areas de clima tropical mais úmido, devido à proximidade com o litoral.
4. Hidrografia: Apesar de seu imenso potencial hidráulico, a maior parte dos rios que aparecem no domínio dos mares de morros apresentam graves problemas como a contaminação por resíduos industriais. Concentração dos complexos energéticos.
*5. Solos: muito lavados pelas chuvas e enxurradas, muito sujeitos à erosão devido às declividades, a prática agrícola exige técnicas como como o plantio em curvas de nível.
6. Problemas