Marcos Tavares
CST EM GESTÃO HOSPITALAR
TUTOR A DISTÂNCIA:
FACULDADE ANHANGUERA
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
Considerando a importância dos equipamentos médico-hospitalares, este trabalho aborda os aspectos regulatórios e normativos dos produtos e equipamentos direcionados à área da saúde.
Um produto médico está sujeito a diversos aspectos tecnológicos, fundamentais para seu desempenho e aplicação. Está sujeito ainda a regulamentações do Ministério da Saúde, por se tratar de um produto que está diretamente ligado ao paciente ou ao serviço de saúde, além de estar sujeito a áreas do direito, pela necessidade da elaboração de leis especificas para sua regulamentação.
Podemos definir como produto médico:
Produto para a saúde, tal como equipamento, aparelho, material, artigo ou sistema de uso ou aplicação médica, odontológica ou laboratorial, destinado à prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação ou anticoncepção e que não utiliza meio farmacológico, imunológico ou metabólico para realizar sua principal função em seres humanos, podendo ser auxiliado em suas funções por tais meios.
O produto médico é classificado para fins de registro, segundo o grau de risco que apresenta.
Materiais
Atadura Gessada: São produtos de uso ortopédico que é utilizado para confecção de aparelhos para imobilizar segmentos ósseos e músculos esqueléticos. Comprometidos em fraturas e por outras intercorrências.
Bolsa para Colostomia: É um deposito de plástico usado para recolhimento de materiais fecais, oriundos da comunicação cirurgicamente construída entre o cólon e o meio exterior em pacientes operados.
Cateter (Sonda) Nasogástrico: É utilizado na aplicação de medicamentos e na investigação diagnóstica do aparelho gástrico com introdução por via nasal de cateter longo de natureza plástica, flexível e estéril.
Bolsa Coletora de Urina: É um coletor de natureza plástica que se destaca ao recolhimento da urina de paciente acometido de