João lyra patrono da contabilidade brasileira
PROFESSORA GLEIDES ALVES.
João de Lyra Tavares - patrono da contabilidade brasileira
São Paulo
2013
Introdução.
Hoje, 25 de maio de 2013, dia do profissional de contabilidade, e não podemos deixar passar esta data tão importante para estes profissionais, sem relembrar do Patrono da Contabilidade Brasileira, João de Lyra Tavares, que tem hoje um grande nome perante a sociedade brasileira, por conseguir cumprir todas as suas propostas a favor da contabilidade assim criando grande marcos em sua história de vida para a inclusão e permanência da mesma em nosso país. João Lyra Tavares, nome este que será inesquecível perante a sociedade contábil brasileira.
O criador do Dia do Contabilista, João de Lyra Tavares, nasceu em 23 de novembro de 1871, na cidade de Goiana/PE, e faleceu em 30 de dezembro de 1930, no Rio de Janeiro onde era . Era o terceiro filho de Feliciano de Lyra Tavares e Maria Rosalina de Albuquerque Vasconcelos. Aos três anos de idade segue com sua família para o Rio Grande do Norte, estabelecendo-se na cidade de Macaíba.
Viveu a infância e adolescência em Macaíba, onde se fizeram abolicionista e republicano, além de orador inflamado nas diversas passeatas cívicas de então. Editou vários boletins políticos e foi correspondente de A República.
Foi guarda-livros e chefe de escritório das firmas Lyra Tavares e Fabrício & Cia. Como comerciante, teve uma atuação destacada em Pernambuco, onde fundou uma Associação de Guarda-Livros e foi membro da Associação Comercial do Recife, residindo naquele Estado entre os anos de 1895 a 1902.
Viajou para a Paraíba, onde residiu de 1902 a 1914, foi eleito deputado estadual sendo o relator da despesa e receita do Estado. Possuiu comercio e escrevia para os jornais mais importantes daquele Estado, além de ser professor.
Atuou na política, foi historiador e economista, autor de obras didáticas e estudioso de