marcia trabalho feito
METODOLOGIA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAGIA
O ENSINO DE HISTORIA NO CONTEXTO DAS TRANSIÇÕES PARADIMÁTICAS DA HISTORIA E DA EDUCAÇÃO.
RESUMO
A História tem se caracterizado por uma ideia absoluta, e definitiva, pois tem se a comprovação de fatos, algumas com transformações mecânicas, num encadeamento de causas e consequências. A Historia sofre transformações em conjunto, em conjunto, partir dessa ideia lançada a um grupo de alunos, Oque é Historia?
Então as resposta foram organizadas, em cinco grupos que reuniam conceitos de História. A Historia é o passado, ou seja, Historia é o acumulo das experiências vividas ou uma sucessão de fatos encadeados entre si. A historia é um conjunto pronto acabado, de conhecimentos sobre o passados e o registro dos acontecimentos em diferentes épocas vividas pelo homem. A Historia estuda transformações sofridas pelas sociedades humanas ao longo do tempo. A Historia preocupa-se com os fatos importantes do passado. A historia preocupa-se em estabelecer relações de causa e efeito entre os fatos.
A crise atravessada pelo ensino de História poder ser caracterizada como um desaguadouro na nossa sociedade, com dados relevantes ao analfabetismo, e vasão escolar e ao próprio mercado, tem gerado questionamento dos métodos tradicionais de ensino e os currículos oficiais, sendo que o método tradicional visa como verdades inquestionáveis e pela hierarquização expressiva, além de mover visão limitada do conhecimento. Sendo que fatos e informações fragmentadas contribuem também para concepção acrítica da sociedade.
A crise no âmbito do conhecimento histórico; Marc Bloch, em!941, que apesar de toda a Historia ser uma ciência aparentemente contraditória, que apresentava lendas, crônicas, e todo tipo de ficção, a Historia, aliás, como todas suas ciências humanas, encontrava-se engatinhando