Marcel bich
Tudo começa no dia 25 de outubro de 1945 quando Marcel Bich, ate o momento gerente de produção de uma fábrica de tintas, comprou em sociedade com Edouard Bouffard uma modesta fábrica nos arredores de Paris e começou a produzir peças para canetas-tinteiro e lapiseiras. A empresa fabricava inicialmente para terceiros.
Foi quando percebeu um novo mercado que surgira naquela momento, decidiu arriscar e comprar a patente de um produto novo pra época , a caneta esferográfica criada em 1935 pelo inventor húngaro Ladislao Biro,
Contratou os melhores químicos e engenheiros da época e assim melhorou seu processo de produção e introduziu no mês de dezembro de 1950 suas canetas, que eram diferentes das usadas ate o momento , chamando-as de BIC CRISTAL BALLPOIN. A empresa foi batizada com uma abreviação rápida e fácil de seu sobrenome Tomando o cuidado de tirar o “H” pois ele já tinha a pretensão de conquistar o mercado americano e seu sobre nome poderia ser confundido com a palavra bitch, um pesado palavrão em inglês.
Apesar de todo o seu esforço a caneta demorou 15 anos para ser aceita completamente em seu pais de origem, onde o governo Frances não aceitava que alunos escrevessem com esferográficas e somente permitia em sala de aula as canetas tinteiro ,com ao desculpa que só com elas conseguiria uma escrita clássica.
Mesmo assim Marcel Bich não recuou investiu pesado em propaganda distribuindo para alunos papeis com a logomarca da empresa e que serviam para absorver a tinta da caneta tinteiro com os dizeres “Eu escrevo sem borrar com a bic” assim com o tempo ganhando o mercado.
Marcel Bich não parou por ai , ele começou a comprar empresas menores com ideias boas e com potencial de crescimento, se tornando o numero um na maioria dos produtos em segmento de escrita.
Começou a investir em outros segmentos como laminas de barbear, produtos para esporte marítimos (caíques , pranchas e embarcações de vela), sendo um dos principais o de