Marcas- as melhores do mundo
Marcas: as melhores do mundo
Estudo anual The Best Global Brands, realizado pela firma de consultoria Interbrand e pela revista
Business Week, aborda o ranking das cem marcas globais mais valiosas. Confira nestes highlights as 25 primeiras colocadas e o que as levou ao pódio
S
egundo a firma de consultoria especializada em marcas Interbrand, as marcas são ativos e devem ser administradas como tais. Assim como as idéias mais poderosas, as marcas seguem regras simples.
Para criar uma diferenciação clara na mente de consumidores, funcionários e outras partes interessadas, é necessário contar com uma visão convincente, que se expresse em tudo que a empresa faz e em todos seus ambientes.
Manter a simplicidade dos complexos sistemas, processos e políticas que caracterizam os negócios modernos exige foco, paixão e convicção. Não surpreende, portanto, que, na medida em que a concorrência fica mais acirrada, as marcas desempenhem papel cada vez mais estratégico.
O The Best Global Brands é um dos três principais rankings de marcas do mundo e se baseia no equilíbrio entre valor financeiro e valor criativo. “No final das contas, as marcas vivem em nossas mentes e em nossos corações, mas também são fatores de geração de valor”, afirma Jez Frampton, presidente executivo da Interbrand. “Nosso processo de avaliação nos permite considerar a marca um ativo financeiro capaz de criar valor significativo para o acionista. Nosso ranking não apresenta as marcas mais populares, mas as que geram maior retorno econômico para seus proprietários”, explica.
Uma pergunta recorrente é: uma marca global traz benefícios adicionais ou é melhor se concentrar em apenas um nicho geográfico? O relatório da Interbrand e da Business
Week é uma contribuição valiosa para discutir o tema, pois tem implicações significativas para as empresas que escolhem operar mundialmente e desejam aplicar os princípios de gestão nas marcas de maior sucesso.
HSM Management 60