Marca brasil
Marca Brasil
Desde de sete anos, a Marca Brasil busca aumentar a visibilidade brasileira no mundo. Essa estratégia implemntou se desde das novas exigências do mercado moderno, puxado pela que a globalização permite cada vez mais que as oportunidades de crescimento sejam exploradas.
A leitura de quatro textos, para nossa análise crítica, permitiu de destacar o posicionamento, o desenvolvimento e o impacto da criação da Marca Brasil ao nivel nacional como mundial.
I. Identidade da Marca e Proposta de Valor
Uma pesquisa foi feita para avaliar qual a percepção do turista sobre a marca Brasil. O resultado obtido foi de que o Brasil parece um lugar de pessoas maravilhosas, hospitaleiras, alegres e talentosas; porém, há falta seriedade nos negócios. Além disso, não há muitas oportunidades de negócios interessantes.
Diante desse problema, houve um consenso de que era preciso revitalizar a marca Brasil, mudando a arte gráfica dos produtos, a forma como era divulgada a marca, a estrutura interna e, principalmente, a sua proposta de valor. A ação criada para efetivar todas essas mudanças foi chamada de Aquarela Brasil. Segundo o Presidente da Embratur, esse plano contribuiu para que o Brasil tivesse um panorama de como está a visão sobre o Brasil de turistas. O Plano Aquarela Brasil, que inclui o novo logotipo, foi uma combinação de pesquisas realizadas para definir o perfil de aproximadamente seis mil estrangeiros, empresários e executivos dos 18 principais mercados que mandam visitantes ao Brasil. A promoção da Marca Brasil foi feita em feiras de promoção comercial no exterior, através da cooperação entre os estados e a Embratur. Em 2009, a Marca Brasil esteve em 60 eventos e a Embratur também lançou a marca em seminários de vendas.
A proposta de valor da marca Brasil contiveram características como a de que o turista que vier ao nosso país, encontrará um pais cordial, alegre , moderno, em paz, sem tumultos, em paz, sem confrontos, sem guerras, sem