Nova marca da AES Brasil
De origem norte-americana e atuação global no setor de energia, a AES no Brasil é composta por empresas de geração, distribuição e comercialização de energia, além de empresas do segmento de telecomunicações. São elas: AES Tietê, AES Uruguaiana, AES Eletropaulo, AES Sul, AES Infoenergy, AES Com Rio e AES Eletropaulo Telecom.
As sete empresas da AES Brasil passaram por um processo de reestruturação com o objetivo de dirimir dificuldades financeiras, perda de conhecimento decorrente de anos de autonomia excessiva e processos pouco estruturados, insatisfação dos colaboradores e receio dos clientes.
Em 2003 essa situação começou a mudar. Empréstimos foram tomados, dívidas foram renegociadas, e um grande esforço foi feito no sentido de obter maior produtividade e reduzir custos, reparar a empresa financeiramente.
Em 2007, uma nova gestão assumiu a AES Brasil. Sob o comando de Britaldo Soares, a diretriz era: precisamos ser um grupo. Desde então, os espaços para diálogo entre as unidades foram abertos, áreas corporativas foram criadas, processos foram unificados, práticas, benefícios e metodologias foram reguladas. Com isso, a empresa rapidamente reconquistou uma boa situação financeira.
Para a liderança da AES Brasil, as sete empresas começavam a se comportar como um grupo. Restava consolidar essa imagem para todos os públicos envolvidos – acionistas, clientes, colaboradores, fornecedores, governo, imprensa, órgãos reguladores.
Terminado o processo de reestruturação interna, foi acordado que 2009 marcaria o fim do ajuntamento de empresas da AES e o nascimento da AES Brasil.
Foi nesse momento que a Diretoria de Comunicação e Responsabilidade da AES trouxe a Ana Couto Branding e Design para ajudar a transformar uma identidade visual em uma marca, com personalidade, crenças e valores capazes de fazer as pessoas perceberem a AES Brasil com novos olhos.
Durante um ano, foram conduzidos workshops com diretores