Marc Bloch
CAMPUS DE TRES LAGOAS
CURSO DE HISTÓRIA
INTRODUÇAO A PRÁTICA DE ENSINO E DE PESQUISA EM HISTÓRIA
PROF. VITOR OLIVEIRA ANÁLISE TEMÁTICA
Bloch, Marc. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001
APRESENTAÇÃO
Marc Bloch foi um historiador francês. Nasceu em 6 de junho de 1886, Lyon - França e foi morto pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, em 16 de junho de 1944, Saint-Didier-de-Formans – França. Marc Bloch dirigiu, a partir de 1919, as conferências sobre Idade Média na Faculdade de Strasbourg. Em 1936 passou a lecionar história econômica na Sorbonne. Ele definia a historia como sendo a ciência das sociedades humanas e em suas obras sempre revelava o conceito da história, observamos muito essa definição em Apologia da História ou o Oficio do historiador, uma obra incompleta e metodológica.
CAPÍTULO I – A HISTORIA, OS HOMENS E O TEMPO
1. A escolha do historiador
Em Apologia da história, a primeira passagem a ser discutida é a Escolha do historiador,
Mas antes devemos saber, que para ser um historiador, devemos buscar a fonte, qual o significado de ser um, o que estudamos, quais suas pesquisas, devemos saber também que o estudo do historiador não deve ser mecanizado, ele busca a origem, mistura a ciência e critica.
Um historiador segundo Bloch polemiza sobre os direitos respectivos da história, usa o seu ponto particular de suas ferramentas, debate sua fé, diz Bloch que ‘somos um jurado do tempo’, trazendo as respostas das buscas e perguntas.
O historiador, não busca apenas a origem da historia, mas as outras também ligam cada uma e autenticam todas essas fontes em um só problema.
2. A história e os homens
A história no livro é o homem quem faz no seu tempo. Dizer que a história é apenas o passado se torna um conceito errado, a história é construído a cada tempo que se passa, havendo mudança em cada período,