Marc Bloch
CAMPUS DE TRÊS LAGOAS
CURSO DE LICENIATURA EM HISTÓRIA
ALUNA: Katrina Lorena Ferreira de Oliveira Lima
Prof. Dr. Lourival
1. Quais as características desta animação que a distinguem de animações ocidentais, como os clássicos da Walt Disney? A que você atribui essas diferenças?
R: É uma historia retratada uma lenda Africana onde todos personagens são negros e o herói do filme também.
2. O espinho de Karabá, a feiticeira é uma metáfora. O que você acha que ele significa?
R: Karabá desprezava os seres masculinos, por lhe terem “feito” mal. Temos, aí, a ideia implícita de que fora violentada. Os homens fincaram-lhe um espinho que a fazia sofrer imensamente, ao ponto dela não ter coragem de pedir pra alguém arrancá-lo. Dificuldade comparável aos seres humanos de tem para tocar nas feridas emocionais.
3. A História é baseada em conto muito conhecido na Africa Ocidetal contemporânea. Quais os valores dessa sociedade que você pode inferir a partir do filme? Justifique sua resposta, relatndo trechos da animação que sustentem sua resposta.
R: A historia faz parte de outra cultura, diferente da nossa, mas que tem grande influencia no Brasil. Historia muito interessante que retrata a importância da persistência e o desapego ás aparências, onde no filme retrata na passagem que Kiriku mesmo sendo criticado insiste em vencer o mal com o bem que uma pessoa nem sempre pode ser totalmente boa ou má.
4. Qual a diferença entre o destino da feiticeira em relação aos contos ocidentais que conhecemos? Qual a implicação desta diferença em relação ao individualismo moderno burguês ?
R: Karabá era bonita e vaidosa, cheia de ornamentos. Exatamente as características atribuídas às prostitutas, que devem estar sempre belas; são descritas, pelos amantes, como esplêndidas e honradas, mas pela sociedade em geral (ou mesmo por eles, quando encontram-se em público), são tachadas de malvadas por “roubarem” os homens das mulheres, e de “autoritárias”