Marc Bloch Os Reis Taumaturgos
(
r
OS REIS TAUMATURGOS
o caráter
sobrenatural do poder régio
França e Inglaterra
(
(
.-... ..•
Prefácio:
JACQUES LE GOFF
Tradução:
JúLIA MAINARDI
(,
(
I" reimpressão
(
MPANHIA DAS LETRAS
~ I C10\
(
I
{
(
I
~A
\
!
f
(
('
(
(
2
(
(.
AS ORIGENS DO PODER CURATIVO DOS REIS
(
A realeza sagrada nos primeiros séculos da Idade Média
(
{'
(
r:I
A EVOLUÇÃO DA REALEZA
SAGRADA: A SAGRAÇÃO
o
de todas as espécies de males tocando-os, tão grande é a força e o poder que tem sobre os espíritos". 2 No pensamento de Montesquieu, a palavra mágico era apenas uma expressão irônica. Hoje, de bom grado damos a ela seu sentido pleno. Usei como epígrafe essa pequena frase de Montesquieu; com mais justiça ainda, ela poderia ter sido inscrita no frontispício das belas obras de sir James Frazer, que nos ensinaram a perceber entre certas concepções antigas sobre a natureza das coisas e as primeiras instituições políticas da humanidade vínculos por longo tempo ignorados. Sim, o milagre das escrófuIas tem, incontestavelmente, parentesco com todo um sistema psicológico que, por uma dupla razão, se pode qualificar de "primitivo": porque traz a marca de um pensamento ainda pouco evoluído e <todo mergulhado no irracional; e porque o encontramos em estado especialmente puro nas sociedades que convencionamos chamar "primitivas".
Mas, após havermos dito isso, que teremos feito senão indicar aproximadamente o gênero de representações mentais para as quais é conveniente dirigir nossa pesquisa? A realidade histórica é menos simples e mais rica que semelhantes fórmulas.
Sir James Frazer escreve: "Nas ilhas do Pacífico e em outras partes, alegase que certos reis vivam numa atmosfera carregada de uma espécie de eletricidade espiritual que, mesmo fulminando os indiscretos que penetram seu círculo mágico, possui também, por uma feliz compensação, o privilégio de conceder a saúde por simples contato. Podemos conjeturar que os predecessores dos monarcas ingleses