Marat
Método de Avaliação de Riscos de Acidente de Trabalho (M.A.R.A.T.)
Através desta Metodologia, teremos a quantificação da magnitude dos riscos, o que vai possibilitar a hierarquização concebível, do estabelecimento de prioridades para a eliminação ou minimização dos riscos.
A hierarquia obtida, baseia-se em dois pilares, a saber:
A probabilidade com que determinados factores de risco se materializam em danos e
A severidade dos danos (também designado de magnitude dos danos).
O risco resulta do produto desses dois pilares, probabilidade, que no desenvolvimento do método será designado por (NP) – nível de probabilidade, pois são utilizados intervalos discretos e não valores absolutos, e a Severidade que será designado de (NS), pelo mesmo motivo.
Método M.A.R.A.T.
Significado do Nível de Deficiência (ND)
Representa o nível de ausência de medidas preventivas, traduz a magnitude esperada entre os factores de riscos considerados e a sua relação causal directa com o acidente
Significado do Nível de Deficiência
Nível de Deficiência ND
Significado
Aceitável 1 Não foram detectadas anomalias
Insuficiente 2 Foram detectados factores de risco de menor importância. É de admitir que o dano possa ocorrer algumas vezes.
Deficiente 6 Foram detectados alguns factores de risco significativos. O conjunto das medidas preventivas existentes tem a sua eficácia reduzida de forma significativa
Muito Deficiente 10 Foram detectados factores de risco significativos. As medidas preventivas existentes são ineficazes. O dano ocorrerá na maior parte das circunstâncias.
Deficiência total 14 Medidas preventivas inexistentes ou desadequadas. São esperados danos na maior parte das situações.
Significado do Nível de Exposição (NE)
Traduz a frequência da exposição ao risco. O nível de exposição pode ser estimado em função