Marat
Neste capítulo é apresentada uma metodologia para a avaliação e prevenção de riscos. Como exemplo, a metodologia é aplicada à condução, manutenção e utilização de máquinas, equipamentos e alfaias agrícolas. Esta metodologia pode, no entanto, ser aplicada a qualquer outro tipo de tarefas. É uma ferramenta importante para avaliar e quantificar os riscos existentes num posto de trabalho, para que estes possam depois ser controlados.
A metodologia apresentada pode ser dividida em três passos: * Selecção; * Identificação de perigos; * Matrizes de risco.
As matrizes de risco permitem identificar os perigos mais relevantes, para os quais é prioritário o estabelecimento de medidas preventivas.
8.1 Selecção O primeiro passo numa avaliação e controlo dos riscos consiste em seleccionar uma área, tarefa ou actividade. Deverá ser dada prioridade às áreas, tarefas ou actividades que se julgue apresentarem riscos especiais. Nesta selecção deve ser tida em conta: * Experiência do passado (por exemplo, acidentes, falhas, queixas); * Preocupações expressas pelo pessoal; * Requisitos legais ou normas internas da empresa, políticas ou procedimentos (por exemplo, alterações aos locais de trabalho).
A área, tarefa ou actividade seleccionada não devem ser demasiado abrangentes, porque tal pode dificultar a sua correcta avaliação.
8.2 Identificação dos perigos
Os perigos podem ser agrupados em várias categorias. O Quadro 8.1 é um exemplo que poderá servir como guia. Os itens listados em cada uma das categorias deverão ser considerados como exemplo e não como sendo uma lista exaustiva de todos os perigos da referida categoria.
Quadro 8.1 – Lista de Perigos e Situações Perigosas | P.1 Perigos Biomecânicos e de Postura | 16.1.1 Movimentos repetitivos do corpo por mais de 1 hora de cada vez | 16.1.2 Alcançar acima do ombro ou abaixo do meio da coxa |