Maracatu Nação
O surgimento do Maracatu Nação e a sua transformação na festa folclórica de hoje.
1- Justificativa
O tema proposto é de suma importância, não somente na questão do folclore brasileiro como
na
questão
da
identidade
nacional.
Mostra uma manifestação cultural tão miscigenada quanto o nosso país, que têm início justamente quando o mesmo começa a se tornar a nação que é; como no “mito das três raças”, que diz que o Brasil é formado pela história das relações inter-raciais, no caso os negros, índios e brancos, o Maracatu, uma manifestação cultural folclórica, é composto por elementos culturais afro-brasileiros, indígenas e europeus.
Tem grande relevância sociológica por ser um tema bastante discutido recentemente, a questão da pluralidade cultural e mostrar outras manifestações culturais, e não somente as mais conhecidas, como o samba por exemplo. O mesmo, que tem origem africana, nasceu nos guetos, hoje se popularizou e se tornou identidade nacional.
Escolhi como objeto de estudo o Maracatu Nação e não o Maracatu rural, por ser o Maracatu mais antigo, o primeiro que se têm datado, portanto de origem mais incerta.
Tenho como justificativa, também, pesquisar a fundo sua origem incerta, por ser uma cultura que foi transmitida via oral, de geração em geração, para poder estudar sua influência na cultura, na história e no que se tornou nos dias de hoje.
2- Objetivos
Objetivo geral:
O estudo do surgimento do Maracatu Nação, para entender o que era e o que se tornou hoje, e suas consequências sociais, culturais e históricas.
Objetivos específicos:
Ampliar o conhecimento de manifestações culturais folclóricas, no caso, o
Maracatu, que fazem parte da história e identidade nacional.
Se possível, difundir esse tipo de dança para o resto do país.
A difusão, também, das culturas relacionadas, principalmente a Africana.
Encontrar respostas para incertezas