Maracatu Nação
Nomes:
Série: 3° ano do Ensino Médio
Introdução
O Maracatu Banque Virado ou Maracatu Nação é uma manifestação da cultura popular brasileira, afrodescendente. Não se sabe a data exata do surgimento desse movimento, mas sabe-se que foi entre os séculos XVII e XVIII, em Pernambuco. Existem diversas versões sobre o surgimento desse movimento, porém a mais difundida é a de que ele surgiu a partir das coroações do Rei do Congo, prática que foi implantada no Brasil pelos colonizadores portugueses e permitida pelos senhores de escravos. Com a abolição da escravatura no Brasil, no fim do século XVIII, o Maracatu passou gradualmente a ser caracterizado como um fenômeno típico dos carnavais recifenses, contendo diversos personagens para este cortejo.
Desenvolvimento
Maracatu é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira. É formada por uma percussão que acompanha um cortejo real. Como a maioria das manifestações populares do Brasil, é uma mistura das culturas indígena, africana e europeia.
A notícia mais remota até há pouco conhecida sobre a instituição do Rei do Congo, em Pernambuco, fala de uma instituição que compreendia um setor administrativo e outra, festivo, com teatro, música e dança. A parte falada foi sendo eliminada lentamente, resultando em músicas e danças próprias para homenagear a coroação do rei Congo.
A palavra "Maracatu" primeiro designou um instrumento de percussão e, só depois, a dança realizada ao som desse instrumento. Os cronistas portugueses os chamavam de "infiéis" de nação, nome que acabou sendo assumido pelo colonizado. Os próprios negros passaram a se autodenominar de Nações a seus agrupamentos tribais e seus antepassados nos seus estandartes escrevem CCMM (Clube Carnavalesco Misto Maracatu).
Os cortejos de Maracatu são