Maracatu
Sabemos que toda nossa cultura sofre de uma grande miscigenação ricas em fragmentos de diversas culturas, das mais belas e peculiares tradições. O maracatu é uma dança e um grande exemplo exponencial de que possuímos uma identidade cultural, que por sinal também foi adquirida por meio da junção de outras culturas. Será abordado através deste as origens do Maracatu, suas derivações, instrumentos, evolução e influência na música popular brasileira.
I. Maracatu: signifcado e origens
Maracatu é um ritmo musical com origem no estado de Pernambuco. Seu termo tem origem africana e significa dança ou batuque. A palavra "maracatu" primeiro designou um instrumento de percussão e, só depois, a dança que se dançava ao som deste instrumento. Os cronistas portugueses chamavam aos "infiéis" de nação, nome que acabou sendo assumido pelo colonizado. Os próprios negros passaram a autodenominar de nações a seus agrupamentos tribais. As nações sobreviventes descendem de organizações de negros deste tipo, e nos seus estandartes escrevem CCMM (Clube Carnavalesco Misto Maracatu).
A fim de melhor organizar a administração dos negros trazidos como escravos para o Brasil, a partir de 1538 houve o incentivo, partido dos colonizadores portugueses, à instituição de reis e rainhas negros protegidos pelas irmandades de N.S. do Rosário e São Benedito. Os préstitos de coroação deram origem aos folguedos musicais do maracatu. A decadência dos folguedos do Auto dos Congos (Muchino Riá Congo), no século XIX, com a abolição da escravatura, levou o maracatu a desfilar seus batuques e danças nos dias dos Santos Reis, nas festas de Nossa Senhora do Rosário e no carnaval – criando assim a tradição dos cortejos – recebendo também a influência da cultura indígena, numa mesclagem de seus tambores.
II. Evolução
O maracatu consiste em um grupo que sae fantasiado às ruas para fazer saudações aos orixás, em um cortejo carnavalesco onde reis, rainhas, princesas, índios emplumados e